Sobre o Programa de Assistência Estudantil da Ufes

Definição

O Programa de Assistência Estudantil da UFES (Proaes-Ufes) reúne um conjunto de ações que proporcionam ao estudante de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão, nos termos e limites da Portaria nº 1.831/2017-R e a Resolução nº 03/2009-CUn/UFES.

Os recursos do Proaes-Ufes são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no programa  de assistência estudantil da UFES.

Os editais de cadastro no programa são lançados semestralmente, permitindo que os estudantes ingressantes possam realizar o cadastro na ocasião da chegada à Universidade.

São objetivos do Programa de Assistência Estudantil da Ufes:

I. contribuir para o acesso aos direitos essenciais de alimentação, moradia e transporte;

II. promover ações de caráter psicossocial;

III. proporcionar condições de acesso e permanência na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino; e

IV. analisar, planejar e promover ações que visem à redução dos índices de evasão e retenção universitária, quando motivadas por fatores socioeconômicos.

O Proaes-Ufes compreende os seguintes auxílios: 

I. Auxílio moradia

O Projeto consiste em concessão de apoio financeiro para atender aos estudantes,  cujos pais residam fora da Grande Vitória, para auxiliá-los nas despesas com moradia.

II. Auxílio transporte

Consiste na concessão de um auxílio financeiro para compra do passe escolar, para colaborar no deslocamento da residência do estudante a Universidade.

III. Auxílio alimentação

Consiste na concessão de descontos de 100% no valor da refeição nos Restaurantes Universitários.

IV. Auxílio material de consumo

Este projeto tem por finalidade oferecer apoio financeiro  para aquisição de material de uso didático exigido no curso de graduação.

V. Auxílio educação infantil

Consiste em recurso financeiro destinado a custear parte das despesas com creche, pré-escola ou cuidador(a), do(a) estudante cadastrado(a) no PROAES que possua filho(a) ou criança sob guarda/tutela, que esteja sob seus cuidados com idade entre 0 a 5 anos e 11 meses e 29 dias, sendo atendidos, prioritariamente, aqueles com idade entre 0 a 2 anos,11 meses e 29 dias.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910