Escola de Vila Velha visita a UFES e conhece o projeto Vitória Baja

O Vitória Baja recebeu os alunos da UMEF Professor Aylton de Almeida, do município de Vila Velha, no último dia 19, que visitaram o projeto e conheceram o carro offroad da equipe.

Os alunos da escola ficaram encantados com o projeto, e não é para menos: a equipe fez questão de tirar o carro do laboratório e ligá-lo (sobre um apoio, para que não se movimentasse ao girarem as rodas). A equipe foi muito gentil com os estudantes, que fizeram muitas perguntas, respondidas pela equipe de forma muito atenciosa.

Além do Vitória Baja, os estudantes conheceram o Aves, o Planetário e os Centros de Ensino da UFES.

A visita ocorreu por meio do Projeto UFES de Portas Abertas, realizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. O projeto tem como objetivo receber estudantes das escolas públicas e privadas, para conhecerem a Universidade, além de conhecerem os programas, projetos e atividades oferecidos, bem como tirarem dúvidas sobre a forma de ingresso.

Para participar do projeto UFES de Portas Abertas, a escola interessada deve preencher o formulário disponível na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (em projetos) e agendar sua visita. A equipe responsável avaliará a disponibilidade da data.

O Vitória Baja:

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Na Ufes, a equipe Vitória Baja existe desde 1998 e participou de sua primeira competição em 1999. Ao longo dos 20 anos de existência a equipe já alcançou resultados expressivos como três primeiros lugares no enduro, principal prova da competição.

O projeto depende do apoio da Ufes e patrocinadores. Atualmente a equipe contempla alunos dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e civil. A equipe busca a divulgação do veículo em eventos na Universidade e também fora dela.

Caso tenham interesse em conhecer melhor o projeto Vitória Baja, basta passar no CT V, Centro Tecnológico.